Nir Zicherman, o executivo que supervisiona a expansão dos audiolivros do Spotify, está deixando a empresa no início de outubro, após mais de quatro anos como importante membro da gigante do áudio.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Zicherman – atualmente vice-presidente e chefe global de audiolivros do Spotify – disse que está saindo para retornar às suas “raízes empresariais com um novo projeto no espaço de startups”.
Zicherman ingressou no Spotify em 2019, depois que a empresa adquiriu o Anchor, plataforma de podcasting que Zicherman cofundou com Michael Mignano, como parte da divisão de produtos de podcast do Spotify. Mais tarde, ele foi escolhido para supervisionar o crescente negócio de audiolivros do Spotify, que foi lançado formalmente em setembro de 2022, mas enfrentou contratempos na adoção do usuário em parte devido às políticas da App Store da Apple sobre compras no aplicativo.
À medida que o Spotify inicia a busca pelo sucessor de Zicherman para liderar a estratégia de produtos de audiolivros da empresa, o vice-presidente de negócios do Spotify, David Kaefer, continuará supervisionando o lado comercial da expansão dos audiolivros.
Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, o Spotify anunciou a demissão de 6% de seus funcionários em todo o mundo. Zicherman é o último de uma série de executivos adjacentes ao podcast do Spotify a deixar a empresa. No ano passado, essas saídas incluíram Courtney Holt, um importante negociador para a expansão de podcasting do Spotify; Mignano, o cofundador da Anchor que saiu para se tornar sócio da Lightspeed Venture Partners; e Dawn Ostroff, diretora de conteúdo e publicidade e uma das peças fundamentais para o crescimento do podcasting na plataforma.