O mercado de Podcasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 5ª colocação no ranking mundial. De acordo com estimativa do Ibope, mais de 34 milhões de pessoas são ouvintes de podcasts, o que representa cerca de 8% da população do país.
Embora não exista uma estatística quanto ao número de empresas que atuam nesse segmento, é possível afirmar que o setor é dominado por pequenas produtoras de áudio e música, que têm sido impulsionadas com a consolidação dessa tendência, que cresceu ainda mais no período da pandemia de Covid-19.
A Economia Criativa, onde as produtoras de podcasts estão inseridas, é composta pelo conjunto de atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são insumos primários para a criação, produção e distribuição de bens e serviços. Atualmente, o segmento é responsável por cerca de 3% do PIB brasileiro, gerando aproximadamente 6,6 milhões de empregos e movimentando algo entorno de R$ 170 milhões ao ano no Brasil, conforme estimativas da Firjan.
O setor audiovisual, além de estratégico, representa uma oportunidade para o crescimento da economia, dada a possibilidade de geração de emprego e renda, além da expectativa de desenvolvimento socioeconômico associado. São aproximadamente 113 mil empresas ativas, sendo 70% do universo composto microempreendedores individuais (MEI), 24% de microempresas e 3% de empresas de pequeno porte, segundo dados da Receita Federal.
Com a pandemia, o setor de economia criativa, assim como outros, precisou se reinventar buscando novos formatos e modelos de negócios e o mercado de podscast foi um deles. Com mais tempo em casa, a população buscou novas formas de entretenimento e aprendizado e os conteúdos no formato podcast passaram a ser ainda mais consumidos e difundidos.
As pessoas ouvem os programas para conhecer novas estratégias de crescimento para seus negócios, melhorar suas habilidades de marketing e se inspirar em entrevistas empresariais. Consomem podcast para ouvir seus autores favoritos, aprender sobre temas complexos, como autoconhecimento, empreendedorismo, abertura de negócios e outros conteúdos que vão além da capacidade de imaginação e necessidade de aprendizado.
Esse é um formato que atrai cada vez mais ouvintes graças – particularmente – aos seus atributos: os programas podem ser ouvidos no momento em que o público quiser e aliado a qualquer atividade; são um diferencial pela diversidade dos temas que podem ser apresentados, debatidos ou ensinados; e, pelo fato de serem arquivos em áudio, consomem muito menos internet que outras mídias, facilitando seu acesso e consumo.
Confira algumas dicas direcionadas ao mercado de podcast no conteúdo original publicado no site da Agência Sebrae. Clique aqui para conferir.