Comigo já aconteceu muitas vezes. E tenho certeza de que com você, também. Você começa a ouvir um podcast que parece bacana pelo tema, mas o volume da gravação varia, há ruídos no fundo, partes ininteligíveis, enfim, vira uma verdadeira tortura tentar escutar. Tão rápido quanto acessou, você deleta. Daí vai ouvir aquele podcast impecavelmente editado, mas o conteúdo é tão chato e desinteressante que nem com muita boa vontade você consegue finalizar um episódio. E, sejamos, francos, para que tanto trabalho? O que não falta é opção de escolha para os cerca de 34,6 milhões de ouvintes brasileiros, segundo estimativas da Associação Brasileira de Podcasters – Abpod.
Segundo estatísticas, o Brasil é o segundo maior produtor de podcasts do mundo, com quase 200 mil títulos ativos. Em todo o planeta, são quase 3 milhões. Ou seja, é extremamente difícil chamar a atenção da audiência e, mais que isso, manter esse público fiel aos seus episódios. O que pode fazer toda a diferença é exatamente o equilíbrio entre um conteúdo relevante e a qualidade técnica. Ouvintes cada vez mais exigentes – como eu e você – estão impulsionando maior profissionalização nesse campo.
Em relação ao conteúdo, os cuidados com um nome que de fato traduza o propósito do seu podcast e a curadoria de temas que interessem seu público-alvo são as medidas básicas. Mas é essencial manter o foco ao longo dos episódios, seja qual for o estilo e o objetivo previamente adotado: informação, entretenimento, debates. A quebra das expectativas criadas ao longo do tempo por encontrar sempre o tipo de conteúdo desejado, é uma das principais razões de abandono dos podcasts.
Outro item fundamental é ter um host carismático, com boas habilidades de expressão e talento para conduzir a conversa de um jeito leve, natural. Deve soar autêntico e, sobretudo, demonstrar autoridade e conhecimento sobre o assunto. Ter um script para cada episódio é uma boa dica para ajudar esse anfitrião a se organizar de maneira adequada, se preparando com antecedência para cada gravação.
Atualização é a palavra de ordem em relação a conteúdo. É preciso estar regularmente antenado nas novidades dentro do foco escolhido, procurando novos ângulos, trazendo estudos e insights, inserindo a participação de convidados que estão em destaque naquele momento e podem agregar mais atratividade aos episódios. O mundo é dinâmico, muitas pessoas procuram ouvir podcasts em momentos de descanso para se informar, ampliar suas referências culturais e aprender. O melhor dos mundos é quando elas passam a contar regularmente com seu podcast para isso. Para quem trabalha com entretenimento, nada melhor que puxar fatos recentes para ampliar a diversão.
A produção do conteúdo precisa contemplar também uma preocupação em estar alinhado às políticas dos agregadores – para não ter seu episódio removido por violar alguma regra – e abranger as melhores técnicas de SEO para que ele seja encontrado. Levantamentos mostram que 30% dos novos ouvintes de podcasts fazem pesquisas na internet para encontrar novos títulos que atraiam seu interesse. É recomendável caprichar no título, subtítulo de descrição do podcast, usando as palavras-chaves que mais guardem correlação com o tema. Em tempo: a utilização de trechos de música na abertura ou durante o programa exige atenção para não infringir direitos autorais.
Na parte técnica, é preciso ter sempre em mente que o ouvinte não dará uma segunda chance a um podcast precariamente produzido. Um dos principais erros é não atentar para níveis de áudio constantes, ou seja, garantir que o volume permaneça estável e sem falhas durante a produção e a mixagem. É muito incômodo ouvir algo que a cada trecho está em um volume ou qualidade diferente nos efeitos sonoros. Ruídos de fundo também podem dispersar completamente a atenção. Quando pensamos que é frequente que o ouvinte vá reproduzindo seu podcast em diferentes dispositivos ou até mesmo ouça um trecho de cada vez, conforme a disponibilidade de tempo, isso se torna ainda mais crucial.
Durante a gravação, algumas medidas podem aumentar as chances de ter bons resultados. O host e os convidados devem permanecer perto do microfone durante toda a gravação, mantendo sempre a mesma distância inicial, para assegurar o padrão de volume na captação. Projetar a voz faz a diferença. É comum, especialmente quando o podcast envolve debates, que os participantes esqueçam que estão falando virtualmente para uma plateia, e acabem conversando em tom muito baixo.
Uma série de bons programas de gravação e edição de podcasts, como Restream, Adobe Audition, GarageBand, Logic Pro e Audacity, podem ajudar imensamente na tarefa de assegurar uma boa qualidade técnica. Além de padronizar as gravações, permitem que sejam eliminados ruídos, pausas muito longas, frases duplicadas e tropeços durante as falas, usuais quando o entrevistado recomeça ou decide refrasear sua resposta. Em entrevistas gravadas por chamadas de vídeo, com plataformas como Zoom e Google Meet, muitos produtores preferem que os dois lados gravem o conteúdo, para depois poder mixar melhor o episódio. São muitos os detalhes sim, e a habilidade em manusear programas de gravação e edição certamente é mais presente para alguns do que para outros, mas a qualidade técnica não é uma opção quando se deseja de fato produzir um podcast de sucesso. Na balança entre o conteúdo e a técnica, avalie em qual lado suas competências melhor se encaixam e não tenha medo de investir em parceiros para completar com eficácia essa equação. É esse equilíbrio que traz os tão desejados downloads, destacando seu podcast entre milhares.