A IAB Brasil traçou o perfil dos ouvintes de podcast no Brasil com base em dados obtidos em pesquisa de 2021. Foram apresentados dados como gênero, idade, região e classe social da audiência.
De acordo com as informações geradas no relatório, a maior parte dos ouvintes são mulheres, representando 54% da audiência nacional.
Idade da audiência
A faixa etária de maior consumo da mídia é entre 35 e 54 anos, apesar dos jovens entre 25 e 35 não ficarem muito pra trás. O primeiro grupo representa 36% e já os mais novos são 30%.
Com público não muito diferente, os jovens entre 18 e 24 são 24% dos ouvintes nacionais. Em contrapartida, pessoas acima dos 55 anos representam uma parcela drasticamente mais baixa (9%).
Classe Social
Apenas 5% das pessoas que participaram da pesquisa e escutam podcasts pertencem à classe A. Essa classe é a de melhor condição do país, com rendimento acima de 20 salários mínimos.
Por outro lado, o maior consumo está entre clase B e C, que representam juntas 95%. A classe B, que é definida pelo rendimento entre 10 e 20 salários mínimos, corresponde a 35% da audiência, enquanto a classe C – que tem rendimentos entre quatro e 10 salários – equivale a 60%.
Região da audiência
Em primeiro lugar está o Sudeste, que é disparadamente a região com mais audiência no Brasil. A região que chega mais perto é a do Nordeste, representando 24% do consumo nacional.
Então, em seguida, aparece a região Sul que, se somada com o Centro-Oeste e Norte, chegam juntas a 30%. – Sul com 16%, Centro-Oeste com 8% e Norte com 6%.

Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos no seu e-mail 😀