Recentemente, o portal espanhol Prodigioso Volcán liberou um relatório sobre os hábitos de escuta de podcasts no país em 2022.
Segundo o relatório, 2022 foi o quarto ano consecutivo no aumento de ouvintes. Cada vez mais usuários conhecem (85,7%) e consomem (57,6%) esse formato.

Quando questionados sobre a intenção de ouvir podcasts nos próximos anos, a opinião de quem conhece o formato, mas não utiliza, está dividida. Embora em 2022 o número de reticências tenha diminuído 4 pontos percentuais, ainda há 50,2% de não utilizadores que afirmam que a sua abordagem ao formato “depende” da forma como ele evolui.

Interesse dos entrevistados
O entretenimento e o caráter didático dos podcasts foram os critérios principais dados como motivos para ouvir. Já nas razões para não ouvir, os usuários alegam principalmente desinteresse ou falta de utilidade (42,9%). Além disso, pela primeira vez desde o início do estudo em 2019, o percentual de internautas que veem como “bom” ou “muito bom” o patrocínio e investimento de marcas na produção de podcasts diminuiu, de 82% em 2021 para 69,4% em 2022.
Como as pessoas escutam podcasts?
Os internautas que consumem o formato, em sua maioria usam o smartphone (85,4%) para ouvir seus episódios preferidos, quase sempre em espanhol (91%) e em capítulos curtos que não ultrapassam meia hora de duração (60,5%).

Onde as pessoas escutam podcasts?
O setor de áudio digital é gerido por meio de plataformas e gira em torno de um aplicativo: o Spotify (50,3%). A diferença com o YouTube foi reduzida em 2022 e é de apenas 9 pontos percentuais. Eles são seguidos pelo iVoox (19,6%) e Google Podcast (10,6%).
Independentemente da plataforma, a audição é quase sempre gratuita. Cerca de 57,8% consomem áudio com “modelo freemium” ou similar. Por outro lado, 42,2% reconhecem ter assinado pelo menos uma plataforma on demand.
Gêneros mais populares
O relatório aponta que, em 2022, a cultura ganhou peso em relação ao entretenimento. Cultura e sociedade (34,8%), comédia (31,9%) e história (27%) encabeçam a lista dos mais ouvidos.

Apesar dos videocasts terem tomado força nos últimos anos, apenas 23,4% dos ouvintes de podcast afirmam assistir a um podcast de vídeo. O YouTube (88,5%) aparece como a plataforma preferida, seguido do Spotify (19,2%).
Quanto e quando ouvem?
Mais e mais pessoas ouvem podcasts diariamente. São 10% (mais 2 pontos percentuais do que em 2021) que ouvem enquanto realizam outras atividades: trabalhos domésticos (29,4%), trabalho (20%), deslocações em meios de transporte (18,9%), prática desportiva (12,1%) ou durante os estudos (5,2%).
Desde 2019, a porcentagem de internautas que ouvem podcasts diariamente (14,8%) e o número de pessoas que o consomem mensalmente (32,8%) e com menos frequência ou raramente (44,5%) aumentaram ligeiramente.

Em relação ao consumo de podcasts, 20,9% dos internautas ouvem enquanto caminham e, 19,8 %, pouco antes de dormir. O número de pessoas que ouvem enquanto executam tarefas domésticas também aumentou consideravelmente.

O resultado completo da pesquisa pode ser encontrado no site da Prodigioso Volcán.