A empresa de mídia Global publicou recentemente um estudo sobre podcasts de comédia no Reino Unido. O estudo constatou que 87% dos ouvintes desse nicho sentem como se estivessem conversando ou ouvindo amigos.
A pesquisa foi realizada em abril de 2023 com 926 ouvintes mensais de podcasts de comédia com mais de 18 anos.
Com a pandemia da COVID-19, a crise financeira global e crises políticas ao redor do mundo, a pesquisa mostrou que podcasts de comédia se tornaram um refúgio para 91% dos entrevistados. Ainda neste tópico, 80% disseram que esses podcasts os fizeram sentir como se fizessem parte de algo.
Podcasts de comédia também foram apontados como formato extremamente forte pelos ouvintes. 79% dos entrevistados alegaram preferir podcasts a outras formas de comédia, como stand-up ou TV. Isso porque os podcasts parecem mais reais, com menos edições e censuras.
Ao longo dos últimos anos, houve um movimento grande de comediantes migrando do stand-up para os podcasts no Reino Unido. A pesquisa reflete esse fenômeno, com 67% dos ouvintes dizendo ouvir e acompanhar seus comediantes prediletos por meio dos podcasts deles. Já 70% dos ouvintes também alegaram que sentem como se conhecessem os apresentadores de forma mais íntima.
Outro ponto abordado pela pesquisa foi o número de podcasts ouvidos simultaneamente e sua periodicidade. 72% dos entrevistados alegaram ouvirem até seis podcasts de comédia diferentes por mês, dos quais mais de 60% dizem ouvir duas a três vezes por semana. Esses, por sua vez, alegaram sentir a necessidade de se manter atualizados com os podcasts ouvidos.
O número de ouvintes também deve aumentar no próximo ano, com 71% dos entrevistados dizendo que podcasts de comédia fazem mais parte da sua rotina atualmente quando comparado com 2022. Já 57% disseram planejar ouvir mais podcasts de comédia daqui em diante.
No quesito publicidade, 90% dos entrevistados disseram esperar ouvir anúncios durante seus episódios – o que pode representar um bom nicho para as marcas anunciarem. 83% alegaram que os anúncios não necessariamente precisam ser engraçados, mas mostraram maior preferência por aqueles lidos pelos apresentadores.
Ainda neste campo, 50% disseram achar anúncios em podcasts de comédia mais memoráveis do que outros formatos, enquanto 49% engajam com a marca, visitando seu site, por exemplo.
Você pode conferir o estudo na íntegra aqui.