No dia 5 de maio às 20h, será lançado o primeiro episódio do Quatro Primaveras. O podcast narrativo é produzido por Alice Germansen, Arthur Görgen, Júlia Barros e Leo Bartz – alunos de jornalismo da ESPM Porto Alegre.
Quatro Pirmaveras é um podcast narrativo documental que mergulha na história política do Rio Grande do Sul, o único estado em que um governador nunca sentiu o gostinho da reeleição.
Desde a redemocratização no Brasil, nenhum governante ficou mais do que quatro anos – ou quatro primaveras – no Palácio Piratini, que é a sede do governo. Qual seria explicação? Existe um sentido maior por trás dessa história? Essas são perguntas que o podcast busca responder.
Para a produção, todos os ex-governadores eleitos desde a retomada da eleição direta, em 1982, foram procurados. O roteiro e edição do podcast ficou por conta de Andrei Rossetto, professor do curso de jornalismo.
Como resultado, o podcast traz uma narrativa em que o ouvinte passa por uma contextualização histórica em meio a busca por respostas. No último sábado (9), foi publicado o prefácio – você pode conferir aqui.
Ao todo, nove episódios vão contar histórias das campanhas, da eleição e dos governos de Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares, Antônio Britto, Olívio Dutra, Germano Rigotto, Yeda Crusius, Tarso Genro e José Ivo Sartori. O projeto começou julho de 2021.
Os episódios vão estar disponíveis semanalmente no Spotify, às quintas-feiras, 20h. A estreia do primeiro episódio é no dia 5 de maio. Até lá, vamos abastecer as redes sociais do projeto com conteúdo extra.
A produção está disponível no Spotify e também é possível saber das novidades no Instagram (@quatroprimaveras). A
música tema do Quatro Primaveras é Milonga para as Missões, do compositor e intérprete Gilberto Monteiro.
