A RAIN News publicou recentemente um relatório exclusivo da Signal Hill com a Triton Media. Nele, as empresas buscam classificar quais os tipos de ouvintes de podcasts e como cada um deles consome.
Por exemplo, os “árduos” ouvintes de podcast são mais propensos a consumir fast food do que outros. Esse tipo de pesquisa é algo novo para a indústria de podcast – e bem-vindo também. Isso porque o estudo oferece a marcas uma nova visão sobre como o público-alvo se comporta e como alcançá-lo.
Os diferentes tipos de ouvintes de podcasts
Foram entrevistados 12 mil pessoas para a pesquisa em questão, que concluiu a existência de quatro tipos de ouvintes de podcast:
- Ouvintes árduos (os que escutam a podcasts por mais de 5 horas por semana)
- Ouvintes de podcasts de esporte
- Ouvintes de podcasts de música
- Novos ouvintes de podcast (presentes em todas as categorias)
Conforme mencionado anteriormente, os ouvintes árduos de podcast gostam de fast food (63%), são mais propensos a assistir a filmes no cinema pelo menos uma vez por mês (31%) e também são mais propensos de se exercitar em uma academia pelo menos uma vez por mês (24%).
Já os ouvintes de podcasts de esporte são 30% mais propensos a viajar a trabalho e 15% mais propensos a comprar um novo veículo em 2024.
Os ouvintes de podcasts de música, por sua vez, são 24% mais propensos a investir em um seguro para casa ou carro, além de 33% mais propensos a mudar de provedor de internet também em 2024.
Por fim, os novos ouvintes de podcast são 15% mais propensos a fazer compras online; 23% mais propensos de assinar um seguro de vida e 14% menos propensos a ouvir ao Joe Rogan Experience.

“Esses dados mostram como audiências de podcast são inclinadas particularmente para algumas verticais de consumo”, observa Paul Riismandel, Chief Insights Officer and Parter. “Fiquei impressionado com o fato de os ouvintes árduos de podcasts visitarem muito mais restaurantes de fast food, o que é uma oportunidade real para essas marcas.”
Já para Jeff Vidler, Presidente e fundador do Signal Hill Insights, os chamados “novos ouvintes de podcast” chamaram bastante sua atenção no estudo. “Estes são um segmento vital que todo anunciante deveria prestar atenção”, disse. “Eles são novos e também são compradores on-line – uma combinação perfeita varejistas on-line. E eles não estão buscando apenas para os podcasts de sucesso. Por exemplo, é menos provável que os novos ouvintes sejam fãs de Joe Rogan do que os outros”, concluiu.