Análise publicada no Future Proof News por Nick Hilton
Ele é o crítico de podcast do Vulture, o que significa que ele é uma das vozes mais importantes na recomendação de novos programas, mas, mais importante, ele também é o fundador do boletim de podcast Hot Pod. Isso é apenas para dizer que quando Quah fala, a indústria ouve.
Esta semana, Quah publicou um ensaio no Vulture, intitulado ‘Podcast is Just Radio Now’, que tem recebido muitas críticas da indústria. Para sintetizar a peça, o argumento de Quah é: há oito anos, a NPR lançou Serial , o verdadeiro thriller de crime (de volta às notícias esta semana) que tornou o podcasting mainstream. Depois disso, uma sucessão de sucessos obrigatórios como Missing Richard Simmons e S-Town se seguiram e o podcasting parecia estar indo muito bem. Mas, depois disso, a ideia do “podcast blockbuster” se desfez e foi substituída pela hegemonia do podcast sempre ativo, como Joe Rogan Experience ou Call Her Daddy. A “energia da indústria vem apenas dos chatcasts”, conclui Quah, que aparentemente é a direção que o rádio tomou nos EUA.
O diagnóstico de Quah não vem com remédios, mas ele identifica uma série de problemas que contribuíram para as dificuldades enfrentadas por novas séries de lançamento limitado. Max Linsky, da Pineapple Street, é citado como lamentando o número de novas séries sendo lançadas em qualquer período de tempo, enquanto Will Pearson, da iHeartRadio, deixa claro que, para seu negócio, a chave é quebrar o maior número possível de programas que fazem mais de 1 milhão de downloads por mês.
Em primeiro lugar, deixe-me analisar a reação ao artigo de Quah, que acho que expõe um lado bastante estranho da indústria de podcast:
James Cridland, que escreve o boletim PodNews, respondeu apontando que o podcasting é ouvido por 38% da população (por semana), enquanto mais de 80% ouve rádio. James é um ex-rádio e muitas vezes afirma que os podcasts não estão matando o rádio, nem o rádio deve temê-lo, e acho que seu ponto aqui é que se os podcasts estivessem se tornando rádio, seria uma coisa perfeitamente saudável!
Dito isso, não acho que Quah esteja realmente fazendo esse ponto. Acho que o ponto é sobre a maneira como os ex-jocks como Howard Stern passaram a dominar as ondas de rádio com o lançamento de um número crescente de estações e redes privadas. O podcasting está se tornando o rádio, não no sentido de redundância, mas em uma mudança de tom e conteúdo, já que o modelo de receita se parece cada vez mais com seu primo no ar.
Outra crítica veio de Starlee Kine, cujo incrível podcast Mystery Show é referenciado na peça. Ela se opôs à descrição de seu show, que foi produzido por Gimlet, como uma tiragem limitada, apontando que foi cancelado, e argumentou que Dead Eyes de Connor Ratliff é “pelo menos um sucesso tão grande quanto The Bear” (o programa de TV citado na peça como o grande sucesso de tela pequena do verão). A comparação de Dead Eyes com The Bear é algo que não posso comentar (até porque The Bear ainda não foi ao ar no Reino Unido), mas se Dead Eyes é o mais próximo que temos atualmente de um Serial , acho que isso só reforça Ponto de Quah.
Talvez o mais estranho de tudo, uma conta de paródia, @QuickNah, surgiu para satirizar a tese de Quah. “Alguém ouviu algum podcast bom ultimamente?” lê o tweet fixado. “NÃO, VOCÊ NÃO TEM” ele responde, respondendo à sua própria pergunta. O impulso de iniciar uma paródia para atacar o trabalho de um jornalista com o qual você não concorda é algo que todos nós temos que nos defender – o fato de que uma tese tão inócua quanto “as condições de mercado estão dificultando novas edições limitadas series to cut-through para o verdadeiro sucesso mainstream” é suficiente para inspirar um, me sugere o leve distanciamento de alguns podcasters da realidade. Duvido muito que a pessoa por trás da conta @QuickNah no Twitter tenha um podcast realmente bem-sucedido. Na verdade, eles provavelmente são exatamente o tipo de pessoa que está sendo prejudicada pela economia que Quah descreve.
Leia o conteúdo completo no Future Proof News. Clique aqui.