A Acast, empresa independente de podcast, publicou recentemente uma pesquisa (veja abaixo) destacando a eficácia dos podcasts para o retorno sobre o investimento em publicidade entre os profissionais de marketing dos EUA. Segundo o estudo, os podcasts apresentam um alto retorno sobre o investimento em publicidade, com mais de dois terços (67%) dos profissionais de marketing dos EUA afirmando que, para cada dólar gasto em podcasts, eles veem um retorno de 2 a 6 dólares. Desse total 20% dos profissionais de marketing dos EUA disseram que, para cada dólar gasto em podcasts, eles veem um retorno de 6 dólares ou mais, superando qualquer outra mídia testada.
O estudo também revelou que, devido a esse forte retorno, os profissionais de marketing dos EUA estão aumentando seus investimentos nessa área. Conforme a pesquisa, 68% dos profissionais de marketing dos EUA relataram que a segunda campanha teve um orçamento maior do que a primeira campanha de publicidade em podcast. Na verdade, os profissionais de marketing neste estudo eram 34 vezes mais propensos a dizer que aumentaram seus orçamentos da primeira campanha para a segunda, indicando a eficácia geral do meio.
Gabriella Gregoris, diretora de negócios do grupo de desempenho nacional da Acast, reforça a importância da eficácia dos podcasts em termos de retorno sobre o investimento em publicidade. Ela também aponta para a lacuna de conhecimento existente no mercado sobre como comprar anúncios de podcast de maneira mais eficaz. Gregoris menciona um mito na indústria de que as compras de mídia bem-sucedidas ocorrem ao nível do podcast, quando na verdade, são os profissionais de marketing que investem nos interesses e comportamentos da audiência do podcast que veem os retornos mais fortes sobre seus investimentos.
Além disso, a pesquisa da Acast mostra que mais da metade (51%) dos profissionais de marketing dos EUA acredita que investir em podcasts grandes proporciona o melhor retorno sobre o investimento em publicidade. No entanto, os ouvintes de podcasts de tamanho pequeno eram 90% mais propensos a aceitar mais anúncios no podcast e 29% mais propensos a dizer que os anúncios no podcast eram muito influentes do que os ouvintes de podcasts de grande porte, de acordo com a pesquisa realizada pela Acast no início deste ano.
Apesar dos profissionais de marketing verem o valor das audiências de podcast e aumentarem seus gastos nesse meio, os podcasts ainda representam menos de 1% do total de gastos com publicidade digital nos EUA. Segundo a eMarketer, o mercado de publicidade em podcast acumulou 1,7 bilhão de dólares nos EUA no ano passado, mas isso representa apenas 0,68% do total de gastos com publicidade digital, que é avaliado em 248,7 bilhões de dólares.
De acordo com as descobertas da Acast, quase dois terços (63%) dos profissionais de marketing de podcast dos EUA disseram que, com base no desempenho, os podcasts mereciam de 7% a 14% do total de gastos com marketing. Observando a avaliação total do mercado de publicidade digital de 2022, isso representa de 17,4 bilhões a 34,8 bilhões de dólares em gastos com publicidade que profissionais de marketing experientes em podcast acreditam que deveriam ser alocados para o podcasting, indicando tanto a eficácia quanto o forte potencial de crescimento do meio.