O áudio, considerado uma novidade em comparação com canais de anúncios como redes sociais e televisão, está amadurecendo. Há sinais positivos, como a receita de anúncios de podcasts ultrapassando US$ 1 bilhão nos EUA, mas também há preocupações com possíveis esquemas de fraudes publicitárias.
A empresa de segurança de marca DoubleVerify descobriu um esquema chamado “BeatSting”, envolvendo suposta fraude de áudio que custou até US$ 1 milhão por mês para anunciantes desprotegidos. Outras empresas de segurança também estão preocupadas com as fraudes publicitárias em áudio. Alguns profissionais de marketing não consideram essa uma grande preocupação, especialmente na publicidade em podcasts, porque não é uma mídia que movimenta anúncios em áudio de forma automatizada em grande quantidade.
A DoubleVerify não é a única empresa de segurança de marca de olho no assunto: no verão passado, a Integral Ad Science disse que 87% dos especialistas em mídia que pesquisou estavam “preocupados com a fraude de anúncios em áudio”. Um mês depois, a IAS anunciou que sua ferramenta de medição de anúncios estaria disponível para uso no Pandora, permitindo que os anunciantes detectassem tráfego inválido na plataforma.
O BeatSting foi verificado em mais de 60 aplicativos de celular, incluindo players de música e aplicativos para leitura de mangás. Esses aplicativos são reais, mas as impressões de anúncios são forjadas. Os fraudadores criam tráfego falso para parecer que as pessoas estão ouvindo música, quando na verdade não estão. O DoubleVerify usa inteligência artificial para detectar essa atividade suspeita. A fraude em anúncios de áudio, como podcasts, é menos comum do que em outros canais, mas está se tornando mais preocupante à medida que a compra de anúncios de áudio de forma automatizada se torna mais popular.
Métricas e comentários sobre as fraudes publicitárias
Algumas pessoas compartilharam suas observações sobre fraudes de anúncio em podcasts, com base em alertas de serviços de atribuição, como o Podscribe e Magellan.AI. Miranda Romano, vice-presidente de operações de mídia da agência de áudio Oxford Road, mencionou que eles têm notado um aumento na identificação de possíveis fraudes desde que começaram a usar 3rd Party Pixels para rastrear o desempenho com esses serviços.
Grant Durando, diretor da agência de marketing Right Side Up, também relatou ter identificado algumas áreas isoladas de mau comportamento de anúncios, mas expressou ceticismo em relação à existência de um esquema de fraude de anúncios em grande escala nos podcasts.
“No geral, qualquer esquema de fraude de anúncios que exista atualmente ou esteja em processo de concepção será subvertido por alguns movimentos simples e de bom senso que nós, como indústria, já estamos fazendo”, declarou.
A análise pode ser conferida na íntegra no portal Marketing Brew em inglês.