No último fim de semana, do dia 21 a 23 de setembro, a Embaixada dos Estados Unidos levou à Brasília 30 representantes de 15 comunidades quilombolas para participação do curso “Nossa Vida Quilombola”.
O curso teve como objetivo apoiar criadores de conteúdo dessas comunidades na produção de novas perspectivas que sejam destaque no universo de podcast, contando suas histórias, culturas, desafios sociais e defesa dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos no Brasil.
O edital foi publicado em agosto de 2022, e, após a seleção, durante seis meses, dois representantes de cada uma das comunidades selecionadas receberam treinamento online para a criação de conteúdo para podcast sobre educação, cultura, saúde e território quilombola.
De acordo com o porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford, “há muitas vozes e muitas histórias que não conhecemos e merecem ser ouvidas. Esta iniciativa faz parte de um esforço para nos conscientizar e respeitar ainda mais a experiência de cada um. Estes podcasters serão grandes contadores de histórias e vejo a hora poder ouvi-los.”
Em abril de 2023, as comunidades quilombolas de 13 estados brasileiro foram selecionadas. O programa foi patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil em parceria com Far Away Projects – organização sem fins lucrativos que apoia projetos de impacto social global em todo o mundo.
Comunidades representadas:
– Quilombo Carrasco, Alagoas
– Quilombo Barranco de São Benedito da Praça 14, Amazonas
– Quilombo Ilha da Maré, Bahia
– Quilombo Quixada, Ceará
– Quilombo Kalunga, Goiás
– Quilombo Mesquita, Goiás
– Quilombo Canelatiua, Maranhão
– Quilombo Rampa, Maranhão
– Quilombo Arturos, Minas Gerais
– Quilombo Cachoeira Porteira, Pará
– Quilombo Sussarana, Piauí
– Quilombo Pedra do Sal, Rio de Janeiro
– Quilombo Vidal Martins, Santa Catarina
– Quilombo Porto Velho, São Paulo
– Quilombo Galvão, São Paulo