No artigo anterior, falei sobre o primeiro áudio referenciado por uma tag anexada em um feed RSS, publicado em 20 de janeiro de 2001. Se você não leu, fica a dica. Mas não custa relembrar a história. Na época, Dave Winer, programador e CEO da Userland Software, tinha terminado mudanças no código do formato Really Simple Syndication permitindo o compartilhamento de áudio e criou o feed, com um único item, a música “US Blues”, do Grateful Dead. A novidade não repercutiu. Quase ninguém entendeu o propósito de mover arquivos de mídia via RSS, nem o potencial daquilo. O programador chamou a experiência de “blog de áudio”.
Em 2003, Winer foi estudar em Harvard, onde conheceu Christopher Lydon. Lá, convenceu o colega a entrevistá-lo e disponibilizar o conteúdo no blog Open Source, mantido por Lydon. A primeira postagem foi no início de julho daquele ano (tratando-se de conteúdo em áudio sob demanda, distribuído por RSS, esse pode considerado o primeiro podcast).
O que se tem dito desde então é que a palavra “podcasting” surgiu em 12 de fevereiro de 2004, quando o jornalista britânico Ben Hammersley publicou um artigo no The Guardian (ele também sugeriu “Audioblogging” e “GuerillaMedia”). Hammersley dá detalhes disso no documentário Podcasting — The First Ten Years, da BBC Radio 4.
James Cridland, editor do site Podnews, trouxe outra versão sobre quem impulsionou o uso do termo. Hammersley foi o primeiro a publicar, mas a palavra não “pegou”. Após o artigo no The Guardian, a criação do jornalista ficou no limbo por seis meses.
A palavra só reapareceu em setembro de 2004, mencionada pelo blogueiro Dannie Gregoire na lista na internet ipodder-dev. Adam Curry fala sobre isso numa entrevista ao Joe Rogan Experience, em março de 2020. Curry conta que Hammersley é o pioneiro, mas foi Gregoire quem induziu a popularidade do termo.
Dave Winer também deu crédito a Gregoire numa conversa com Guy Kawasaki, no podcast Remarkable People, em julho de 2021. Segundo Winer, em setembro de 2004, umas 20 ou 30 pessoas já distribuíam conteúdo em áudio nos Estados Unidos usando feeds RSS e eles precisavam de um nome. O programador revelou que enviou emails para dezenas de conhecidos e ouvintes com a pergunta: “como devemos chamar isso?”. Gregoire foi um dos que respondeu: “chame de podcast”. Winer e Curry, que produziam o programa Trade Secrets, gostaram da sugestão.
A partir daí, produtores de conteúdo adotaram o termo. Em 18 de setembro de 2004, o blogueiro, escritor e programador Dave Slusher usou pela primeira vez a palavra “podcast” em um podcast. Foi durante um episódio de Evil Genius Chronicles. Curry mencionou podcasting em seu blog em 21 de setembro de 2004. Três dias depois, Winer blogou “o que é podcasting?”. Dezenas de sites começaram a ser lançados, incluindo o PodcastAlley.com. O ano de 2004 também serviu para consolidar a palavra na imprensa. Segundo James Cridland, a primeira vez que “podcast” apareceu num impresso (junto com “podcasting”) foi no The Los Angeles Times, em 14 de outubro. O assunto também rendeu conteúdo no The New York Times, no dia 28 do mesmo mês. A Newsweek usou “podcast” numa reportagem em dois de dezembro, o jornal britânico The Independent, no dia oito, e a BBC, em 30 de dezembro de 2004.
Se Ben Hammersley é o pioneiro, Dannie Gregoire foi responsável por popularizar o termo entre a comunidade de podcasters. E sem o entusiasmo de Adam Curry e Dave Winer, ainda estaríamos usando “áudio blog” ou “blog de áudio”. Será?
Excelente artigo! Muito obrigado.
Bem legal conhece a origem do podcast. Parece algo de milénios atrás.