Depois da produção e lançamento do podcast, o crescimento do conteúdo é uma prioridade para todos os podcasters. Nesse momento, alguns desafios podem surgir, mas é possível alavancar a classificação da produção nos resultados de pesquisa ao aplicar estratégias de SEO para podcasts.
Antes de mais nada, é preciso entender o que significa o famoso SEO (Search Engine Optimization). Ele refere-se às palavras-chave que os mecanismos de pesquisa, como o Google, usam para oferecer informações para quem pesquisa sobre algum assunto.
A otimização dessas palavras-chave serve para ajudar a colocar seu conteúdo na primeira página de pesquisa para que, consequentemente, seja clicado pelo usuário. Aqui é importante destacar que a esmagadora maioria das pessoas clica em links encontrados na primeira página de um mecanismo de pesquisa e raramente se aventura na segunda página.
A seguir, confira o artigo da RedCircle, plataforma de hospedagem e distribuição de podcasts, com dicas e melhores prática para aplicação de técnicas de SEO para podcasts:
SEO para podcasts: dicas da RedCircle
Adicione palavras-chave aos seus títulos, descrições e muito mais
As keywords, ou palavras-chave, são palavras que resumam rapidamente seu conteúdo, mas também classifiquem seus episódios e apareçam bem nos resultados. Isso pode parecer um pouco complicado, então confira o resumo para facilitar:
- Escolha palavras que tenham alto volume, mas baixa concorrência.
- Publique essa palavra-chave em todos os lugares que puder: No título do episódio, nas descrições do episódio algumas vezes, até mesmo em postagens sociais sobre o episódio.
- Certifique-se de selecionar palavras-chave diferentes para episódios diferentes.
As ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave podem ajudá-lo a restringir as palavras certas e facilitar sua seleção.
Aproveite os canais de distribuição
Uma ótima maneira de alcançar um público mais amplo é garantir que você esteja os alcançando em todos os lugares onde eles possam estar. Distribua seu podcast para todas as principais plataformas de escuta e mais algumas. Não tenha medo de compartilhar seu conteúdo em todos os canais possíveis.
Uma plataforma de escuta frequentemente negligenciada é o Google Podcasts. O Google Podcasts, em particular, pode ajudar a popularizar seu programa no mecanismo de pesquisa mais usado do mundo: o Google.
Faça um site de podcast
Que melhor maneira de aproveitar o SEO para podcasts do que criar um site para o conteúdo?
Um site de podcast permite que você crie postagens de blog correspondentes para seus episódios, que podem incluir suas palavras-chave de SEO direcionadas e aumentar seu alcance e classificação.
Você também pode postar o roteiro completo de seus episódios em seu site de podcast. Postar qualquer coisa relacionada ao seu podcast e episódios em um site secundário só ajudará a aumentar o potencial do seu conteúdo ser encontrado nos buscadores.
Existem muitas opções para criar sites, desde os gratuitos (e bem estabelecidos) como o WordPress e o PodPage, até as opções pagas.
O poder das mídias sociais
Nunca subestime o poder das mídias sociais e do compartilhamento. Você pode alcançar públicos muito além do seu com uma simples repostagem. Aproveite os trending topics e hashtags para promover seu programa e episódios recentes.
Certifique-se de usar suas palavras-chave de SEO selecionadas para criar mais um caminho para classificações de pesquisa altas. Não tenha medo de encorajar seus seguidores a repostar e compartilhar seu podcast com seus círculos sociais. Quanto mais repostagens, maiores as chances de que os vários mecanismos de pesquisa encontrem essas postagens.
Essas dicas e truques de SEO para podcasts ajudarão você a alcançar o topo dos resultados. Quanto mais você pensa sobre SEO e como melhor utilizá-lo para o seu conteúdo, mais alto seus episódios e podcast serão classificados em mecanismos de pesquisa e plataformas de escuta populares.