O Relatório The Smart Audio 2022 destacou o aumento do uso da tecnologia de voz junto com o comportamento do consumidor nos smart speakers. O estudo atual compara os resultados da pesquisa mais recente com o relatório de 2017 e também revisita as famílias entrevistadas em 2017, criando uma imagem abrangente das mudanças nos últimos cinco anos.
Entre 2017 e 2022, não mudaram as razões que levam os consumidores a terem um smart speaker em casa. A pesquisa foi feita com mais de duas mil pessoas com mais de 18 anos, residentes no Estados Unidos.
No relatório atual, 35% dos entrevistados disseram ter um dispositivo inteligente, o que representaria cerca de 100 milhões de pessoas no total. Em 2021, essa parcela era de 32%.

Segundo o relatório, o que levou o aumento de interesse em ter um smart speaker em casa tem a ver com tecnologia, acessos de mídia e acessibilidade.
Falando em tecnologia, o maior interesse foi em substituir um aparelho de rádio antigo. Em seguida, também foi constatado o interesse em usar para controlar outros dispositivos da casa.
Entre os entrevistados, 86% concordou que ter um dispositivo de áudio inteligente significa ter uma experiência de vida mais conveniente.

Falando em acesso de mídia, o entretenimento de crianças liderou entre os motivos para ter um dispositivo inteligente. Entretanto, foi nessa análise que os podcasts também marcaram presença.
Atualmente, 47% das pessoas que possuem um smart speaker dizem que usam o dispositivo para ouvir podcasts. Esse é um ponto que apresentou 18% de aumento.
Além disso, 80% dos entrevistados concordaram que tais aparelhos tornam mais fácil a descoberta de novos conteúdos.

Por fim, os smart speakers também se destacaram no quesito acessibilidade, como, por exemplo, para auxiliar um idoso ou uma pessoa com deficiência.
Ambos mostram um aumento expressivo, sendo de 150% e 50%, respectivamente. Nessa área, 90% das pessoas concordaram que as interações com esses dispositivos são fáceis e exigem baixo nível de esforço.

De acordo com os dados do relatório, o número de pessoas que ouvem um podcast em seu smart speaker em uma semana típica aumentou 22% nos últimos 5 anos (de 32% em 2017 para 39% em 2022). Também aumentou em 200% a parcela de tempo destinada a ouvir podcasts nesse dispositivos.