O Spotify, líder global em serviços de streaming de música e podcast, está investindo em inteligência artificial (IA) para tornar a experiência de ouvir podcasts ainda mais personalizada e envolvente. A empresa planeja desenvolver bots de IA que podem criar anúncios baseados nos estilos dos apresentadores dos podcasts, de acordo com um relatório da Business Insider.
A ideia é que esses bots de IA possam analisar os episódios dos podcasts e gerar anúncios que imitem a voz e o estilo do apresentador. Esse desenvolvimento poderia trazer um nível sem precedentes de personalização para o mercado de publicidade em podcast.
Atualmente, muitos podcasts contam com anúncios lidos pelos próprios apresentadores, que frequentemente trazem seu próprio estilo e personalidade para os anúncios, tornando-os mais envolventes para os ouvintes. O Spotify espera replicar esse estilo com o uso da IA.
Em outra frente, O Spotify tem trabalhado ativamente para melhorar a interação dos ouvintes com os podcasts na plataforma. A empresa recentemente lançou ferramentas de perguntas e respostas e enquetes para permitir que os criadores de podcasts se comuniquem diretamente com os fãs de uma maneira mais pessoal. Essas ferramentas foram bem recebidas pelos criadores de podcasts e estão sendo usadas de várias maneiras criativas.
A empresa também adquiriu a Anchor, a maior plataforma de hospedagem de podcasts do mundo, que agora se tornou o Spotify para Podcasters. Isso permitiu que o Spotify expandisse suas capacidades para os criadores de podcasts, oferecendo uma plataforma completa com ferramentas de gravação, edição, análise, engajamento dos fãs e monetização.
Com a adição de IA ao mix, o Spotify parece estar dobrando suas apostas no potencial dos podcasts. No entanto, ainda há muitas perguntas em aberto. Será que a IA pode realmente replicar o estilo único de um apresentador de podcast? Os ouvintes perceberão a diferença? E como os anunciantes se sentirão sobre ter seus anúncios gerados por IA?
Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: o Spotify está determinada a continuar inovando no mundo do podcasting.