Na última segunda-feira (13) foi anunciado que o Spotify está comprando a Sonantic. Empresa é uma startup de Londres que criou uma solução em baseada em inteligência artificial para criar vozes humanas.
A Sonantic já levantou em financiamento cerca de US$ 2,5 milhões. Até o momento não foram divulgados os termos financeiros do acordo com o Spotify.
A empresa foi fundada para criar serviços de voz realistas baseados em IA para ambientes de jogos e entretenimento. Ainda que a startup não seja tão conhecida pelo nome, muitos já podem ter tido contato com o trabalho da empresa.
A tecnologia ajudou a dar vida à voz de Val Kilmer em “Top Gun: Maverick”. Na vida real, o ator não consegue falar como fazia no passado por conta de um câncer na garganta.
“Estamos muito empolgados com o potencial de trazer a tecnologia de voz AI da Sonantic para a plataforma Spotify e criar novas experiências para nossos usuários”, disse Ziad Sultan, vice-presidente de personalização do Spotify, em comunicado. “Essa integração nos permitirá engajar os usuários de uma maneira nova e ainda mais personalizada.”
De acordo com informações do Tech Crunch, um exemplo que o Spotify dá de como pode usar a tecnologia é usar vozes de IA para trazer mais recomendações e descrições baseadas em áudio para usuários que não estão olhando para suas telas – por exemplo, para aqueles que dirigem carros ou ouvem enquanto realizam outras atividades e não é capaz de olhar para uma tela.
A aquisição ajudará a empresa sueca a se expandir em termos de tecnologias de áudio, tanto pela criação de novos recursos para o Spotify, quanto pela oportunidade de agregar outro tipo de negócio ao seu portfólio.