O Spotify anunciou na última semana que vai suspender o serviço na Rússia. A previsão é que o desligamento seja feito oficialmente no início de abril.
Segundo um porta-voz da empresa, apesar do Spotify achar importante manter o serviço no país, uma nova lei contra notícias falsas – segundo autoridades russas – foi a motivação para a decisão. “Coloca em risco a segurança dos funcionários do Spotify e a possibilidade de até mesmo nossos ouvintes”.
O Spotify removeu o conteúdo dos canais RT e Sputnik, apoiados pelo Kremlin, e fechou seu escritório na Rússia no início de março.
A lei, criada também no começo de março, fala em controle de divulgação de fake news. Entretanto, essa seria uma manobra de censura, já que obriga os veículos a reportarem a visão do governo sobre a guerra – que, inclusive, é uma das proibições impostas pelo Kremlin.
Nenhuma mídia russa pode chamar a guerra na Ucrânia de ‘guerra’. A pena fica entre 5 e 10 anos entre aqueles que compartilharem informações e posicionamentos considerados falsos pelo governo.
Além disso, pode chegar a 15 anos de prisão caso o descumprimento da lei tenha “consequências graves”.
“Depois de considerar cuidadosamente nossas opções e as circunstâncias atuais, chegamos à difícil decisão de suspender totalmente nosso serviço na Rússia”, disse o porta-voz da empresa ao The Verge.
Assine a newsletter do Castnews e receba nossos conteúdos por e-mail! 😀