O Spotify anunciou recentemente os principais podcasts do Quênia, usando como métrica as horas ouvidas e a média de tempo de reprodução por ouvintes, diferente de como costuma fazer. Podcasts de sociedade e entretenimento se destacaram no país.
A notícia foi dada pelo veículo Nairobi News, que informou que em primeiro lugar está o podcast “It’s Related, I Promise“, apresentado pela radialista Sheila Kwamboka, a criadora de conteúdo Julia Gaitho, a jornalista Sharon Machira, e Muthoni Muchiri. O podcast contou com um total de 26,2 mil horas de reprodução, com uma média de 3,028 horas por ouvinte.
“It’s Related, I Promise”, é um podcast de comportamento e humor, em que as quatro apresentadoras discutem temas diversos de suas vidas como “milennials vivendo no continente mais dinâmico de todos: ÁFRICA”.
Já em segundo lugar está o “Planet Da’wah“, apresentado por Adan Hassan, e que tem como foco a religião islâmica. Este podcast contou com um total de 25,4 mil horas de reprodução e uma média de 1,344 horas por ouvinte.
Uma das apresentadoras do maior podcast do Quênia também ficou em terceiro lugar. Julia Gaitho também apresenta outros podcasts famosos, como é o caso do “So This is Love“, que ficou em terceiro lugar no ranking do país. “So This is Love” acumulou um total de 18,9 mil horas de reprodução, com média de 1,947 horas por usuário. O podcast é classificado como “sociedade” e aborda temas envolvendo relacionamentos.
Por outro lado, podcasts que antes se destacaram agora aparecem mais abaixo no ranking. É o caso do “The Sandwich Podcast“, que havia garantido o título de mais ouvido do país em outubro de 2022 e agora aparece em sétimo lugar. No total, o podcast contou com 10,2 mil horas de reprodução, com média de 2,334 horas por usuário. “The Sandwich Podcast” é apresentado por quatro jovens que compartilham seus pensamentos sobre o que ocorre no mundo.
Em um contexto geral, é possível afirmar que podcasts de entretenimento e sociedade possuem uma grande relevância no país. A religião também é um tema de bastante relevância para a população do Quênia, mas assuntos envolvendo temas da sociedade se destacam. É interessante notar como não há no ranking podcasts de true crime – uma tendência em muitos outros países.