Na última sexta-feira (4) o Spotify removeu 70 episódios do podcast The Joe Rogan Experience. Alvo de polêmicas nos últimos dias, a plataforma não se manifestou sobre a remoção dos conteúdos.
Ambos têm sofrido série de críticas nas últimas semanas após o desenrolar da publicação de um episódio com o virologista Robert Malone. Convidado compartilhou falsas notícias sobre a Covid e a vacinação contra a doença.
Médicos se manifestaram com uma carta ao Spotify e em seguida Neil Young removeu sua obra da plataforma. Assim também fizeram alguns outros artistas. Além disso, podcasters que têm contrato de exclusividade, ameaçaram não produzir mais.
Posicionamento do Spotify
É questionável o tipo de prioridade do Spotify no meio dessa confusão, embora o The Joe Rogan Experience seja um dos mais populares e, consequentemente, mais rentável podcast da plataforma.
Isso é justamente o que deixa o serviço de streaming um tanto encurralado. Além disso, é que justifica as medidas brandas que tomou diante da situação. Uma delas, divulgada pelo CEO da empresa, promete incluir avisos em conteúdos que abordem algum assunto relacionado à pandemia.
Menos 70 episódios de Joe Rogan
Ao todo, já foram deletados do Spotify 113 episódios do The Joe Ran Experience. Entretanto, foi apenas na última sexta que 70 deles foram excluídos.
Os dados sobre a remoção vêm de um site que rastreia podcasts de Rogan derrubados pelo Spotify, o JRE Missing. No entanto, nenhum dos episódios removidos têm a ver com as fake news sobre Covid-19. Até o momento, tudo que saiu do ar foi gravado entre 2009 e 2018.