Um dia após a campanha iniciada pela Sleeping Giants Brasil no Twitter, com a #SpotifyApoiaFakeNews, o Spotify retirou do ar mais de 150 episódios publicados no Monark Talks.
“É inacreditável que o @spotifybrasil ache problema em mais da metade dos episódios do podcast dele e esteja tudo bem ele permanecer na plataforma”, escreveu a página no Twitter.
Ainda no mês de julho, Allan dos Santos foi entrevistado pelo podcaster, uma conversa que durou quase quatro horas. Tanto o convidado quanto o apresentar foram banidos de outras plataformas, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, e encontraram um novo espaço na plataforma de áudio.
De acordo com a CNN Brasil, o Spotify havia informado a outro veículo de imprensa que o conteúdo não violava as diretrizes da plataforma e por isso não foi removido.
Monark era sócio e um dos apresentadores do Flow Podcast. Em fevereiro de 2022, durante um dos episódios do podcsat, ele defendeu a criação de um partido nazista no Brasil. A declaração foi interpretada como um gesto de apologia ao crime e, na sequência, ele foi desligado do Flow.
Na época, Monark tentou voltar ao YouTube criando um novo canal, mas foi barrado pela própria plataforma.