O Spotify revelou uma série de novos recursos em uma ampla apresentação de 90 minutos no Stream On na quarta-feira (8 de março). O CEO Daniel Ek chamou de “a maior” transformação pela qual a plataforma passou em uma década.
“Ouvimos as mesmas coisas repetidamente da comunidade de criadores”, disse Daniel Ek ao público do Stream On. “Me aproxime mais dos meus fãs, me dê mais formas de envolvimento e me ajude a rentabilizar melhor.” Essas três demandas foram o gatilho das muitas adaptações que a plataforma anunciou no evento.
Feed vertical e visualizações focadas
A mudança mais notável projetada para fazer o Spotify “parecer mais vivo”, nas palavras de Ek, foi a introdução do feed vertical deslizante similar ao do Instagram e Tiktok, que substitui os antigos carrosséis estáticos e listas de reprodução. O novo feed é baseado em vídeo e reproduzirá prévias de músicas e outros conteúdos de áudio, como podcasts e audiolivros, no que o co-presidente do Spotify, Gustav Soderstrom, chamou de “uma nova maneira poderosa de ouvir algo pela primeira vez”.
“Quando abro minha tela inicial, não preciso escolher meus interesses apenas com base em uma capa que nunca vi antes ou no nome de um episódio do qual nunca ouvi falar”, acrescentou. “Em vez disso, posso ouvir instantaneamente a parte mais interessante de uma música ou episódio de podcast.”
Os executivos do Spotify foram testemunhas do enorme alcance da plataforma ao longo de todo o Stream On, com Daniel Ek observando a certa altura que a plataforma atendia a mais de 10 milhões de criadores e desfrutava de mais de meio bilhão de ouvintes espalhados por 184 mercados.
Os números também serviram para ilustrar o poder das ferramentas do Spotify. “Atualmente, as recomendações do Spotify geram quase metade de todos os fluxos de usuários”, disse Gustav Soderstrom. “Cada vez que sua música ou podcast é tocado em uma lista de reprodução como o Radar de Novidades, você [o criador de conteúdo ou músico] recebe três vezes mais streams desse ouvinte nos próximos seis meses. E quando um ouvinte decide seguir você, ele ouve, em média, cinco vezes mais da sua música. Ou te acompanha no lançamento de novos episódios”.
Isso, continuou ele, diferencia o Spotify das plataformas que oferecem “apenas um momento fugaz de fama viral”, o que soou como uma crítica ao TikTok.
Recurso Clips
Outro recurso que o Spotify lançou para uma base de usuários mais ampla por meio do Spotify for Artists é chamado de Clips, que permite aos criadores de conteúdo adicionar vídeos de 30 segundos aos seus perfis. “Criamos o Clips para dar aos artistas uma plataforma que inspire fãs e sucesso de longo prazo, não acessos rápidos de conteúdo que apenas acessam o meme mais recente”, explicou o Spotify em um vídeo sobre o recurso. “Clips… ajudam a gerar métricas que realmente importam para sua carreira, como salvar, seguir e transmitir.”
O novo Spotify for Podcasters
Outro anúncio feito no Stream On foi a junção do Anchor com Spotify for Podcasters, criando uma plataforma inteiramente nova. A notícia é positiva para os podcasters que já estão hospedados na plataforma, mas também representa um grande avanço para todos os criadores de conteúdo. O Spotify estará pela primeira vez dando acesso aos recursos interativos e exclusivos da plataforma para todos os podcasters, não importando onde o podcast esteja hospedado. Um dos recursos disponíveis à partir desta junção, é a função de perguntas & respostas e enquetes nos podcasts. Em cada episódio será possível adicionar uma caixa de perguntas ou enquete para gerar interação entre os ouvintes e os criadores de conteúdo.
Mais informações sobre as alterações do Spotify relacionadas também à área de streaming de música podem ser conferidas na íntegra no site da Billboard Pro.