Um estudo do The Guardian, feito no Reino Unido pela empresa de pesquisa independente Tapestry, analisou os níveis de atenção do ouvinte em anúncios em podcasts.
A pesquisa entrevistou mais de 3 mil pessoas acima dos 18 anos e mostrou que os podcast têm crescido mais do que qualquer outra mídia. Uma das análises, feita entre atualmente e 12 meses atrás, indicou que 41% da população do Reino Unido está aumentou o consumo de podcasts.
Em relação aos podcasts do The Guardian, o aumento foi ainda maior, de 52% em relação há 12 meses.

O estudo também traçou um perfil demográfico dos ouvintes semanais. A idade média entre os ouvintes semanais de podcast é de 37 anos, sendo que 58% são representados por homens.
Em contrapartida, a idade média entre os consumidores do rádio é mais elevada, ficando em 45 anos, e homens são 52% do grupo.

Sobre a atenção que o ouvinte dedica a podcasts, foi constatado que 65% deles prestam muita atenção nos anúncios em podcasts. Enquanto isso, apenas 39% dedica a mesma atenção à TV e 38% ao rádio.
Desse grupo de 65%, o estudo informou que a maior parte (38%) dá atenção exclusivamente ao anúncio que escuta.

Poder de convencimento de anúncios em podcasts
O estudo do The Guardian mostrou também que mais da metade dos entrevistados disseram que o anúncio o deixou com vontade de comprar algo da marca em questão, ou, pelo menos, teve o interesse de saber mais sobre a marca.
Já sobre os anúncios feitos no rádio, apenas 38% disseram que tiveram vontade de consumir algo da marca. Em relação a saber mais sobre a marca, 43% dos participantes confirmaram que ficaram iteressados após ouvir um anúncio de rádio.

Para receber conteúdos como esse no seu e-mail, assine a newsletter do Castnews! 😀