A pesquisa The Infinite Dial é a mais antiga sobre o comportamento do consumidor de mídia digital na América. Os relatórios são anuais e englobam vários tópicos e mídias, incluindo o podcasting e áudio digital.
Em janeiro de 2022, a Edison Research realizou uma pesquisa nacional por telefone com 1,5 mil pessoas com 12 anos ou mais. Foram feitas discagens aleatórias para telefones celulares e fixos de residentes nos Estados Unidos.
O atual releatório, diferentemente do que foi feito no ano passado, trouxe informações sobre o local de trabalho principal dos entrevistados – entre aqueles empregados acima dos 18 anos.
Diante da situação da pandemia, foi possível notar um aumento em pessoas trabalhando fora de casa em relação aos dados do ano passado.

Alguns dados importantes para entender o resultado da pesquisa são sobre o consumo de podcast com a retomada das atividades que foram afetadas pela pandemia, como por exemplo o local de consumo e dispositivo usado.
No primeiro trimestre de 2021, foi registrado que 64% dos ouvintes escutavam podcasts em casa, enquanto apenas 14% o faziam no carro, em deslocamentos. Ao chegar no fim do ano, é possível notar que o cenário tende a se inverter.
No segundo, terceiro e quarto trimestre, os números de consumo da mídia no carro aumentaram para 15%, 17% e 20%, respectivamente. Enquanto isso, o consumo em casa caiu de 64% para 59%.
A mesma tendência é percebida quando falamos em dispositivos através dos quais os ouvintes consomem a mídia. É muito mais comum os ouvintes usarem o celular para ouvir podcasts e esse número, desde o início do ano passado, é muito mais elevado do que o volume de consumo por desktop.
À medida que as pessoas retomam suas atividades que foram impactadas pela pandemia, percebe-se que o uso do celular para ouvir podcasts aumenta, enquanto o de desktop cai ainda mais.


Audiobooks
Na primeira categoria do estudo, podemos destacar os dados sobre o consumo de audiobooks, que são os livros em áudio. O resultado foi 45% dos entrevistados dizendo que já haviam consumido esse tipo de conteúdo alguma vez.
O dado é menor do que no relatório anterior e o mesmo resultado obtido em 2020. É possível notar um destaque em 2019, quando 50% dos entrevistados confirmaram já ter ouvido um audiobook.

A procura pelos livros em áudio no Brasil, segundo dados publicados pelo Valor Econômico, se concentra em jovens entre 25 e 34 anos (42%). Mas também tem significante busca pelo público de até 44 anos (22%).
Mídias Sociais
Na categoria de Mídia Social, o The Infinite Dial 2022 incluiu dados sobre as redes sociais de áudio, como o Twitter Spaces, Clubhouse e Greenroom, do Spotify.
No total, 12%, 10% e 9% das pessoas entrevistadas, respectivamente, disseram ter conhecimento sobre a plataforma. Quando falamos em uso das redes, os número foram 2%, 1% e 1% na mesma ordem.
Nesta semana, Ashley Carman publicou um artigo na Bloomberg onde falou que o aplicativo Greenroom agora chamará Spotify Lives e será integrado ao app principal. É possível, de acordo com a jornalista, que a mudança seja feita ainda no segundo trimestre de 2022.

Áudio Online
A pesquisa estimou que 192 milhões de pessoas escutam áudio online semanalmente. O número representa quase 70% dos entrevistados, 5% a mais do que no ano anterior, numa crescente a mais de 20 anos.
Uma parcela, que representaria 209 milhões de pessoas, afirmou ter consumido áudio online no último mês em relação a data da pesquisa. Número é o equivalente a 73% dos participantes.


O estudo também verifiou que o Spotify se solidificou como a maior fonte de áudio online (35%), além de desempenhar um papel importante no crescimento do podcasting.
Fontes de áudio no carro
Entre os tipos de conteúdo de áudio consumido dentro do carro, podcasts têm registrado uma crescente no consumo nos últimos anos. Em contrapartida – apesar de ainda ser predominante -, é possível notar a diminuição de consumo do conteúdo de rádio AM/FM.
Há dois anos, 81% dos entrevistados disseram escutar rádio dentro do carro. Em comparação com o relatório atual, houve uma queda de 8%, enquanto podcasts tiveram um aumento de 4% desde 2020.

The Infinite Dial Podcasts
Segundo o estudo, a familiaridade com os podcasts tem apresentado uma crescente desde 2008. Em 2022, 79% dos entrevistados disseram estar familizarizados com a mídia, o que seria o equivalente a 226 milhões de pessoas.
Já sobre a escuta de podcasts, a estimativa seria de 177 milhões. O aumento tem sido notado desde 2006, exceto em 2013, onde foi observada uma queda de 2% em relação ao ano anterior.
O maior aumento notado foi de 2018 para 2019, quando a pesquisa registrou 7% de variação.


Consumo mensal e semanal em queda?
O consumo mensal de podcasts diminuiu 3% em relação à pesquisa apresentada no ano passado, enquanto o consumo semanal caiu 2%. A queda, entretanto, é uma reação ao “retorno” do período de pandemia, quando as pessoas passaram mais tempo em casa.
Se analisarmos a pesquisa feita em 2021 como um resultado atípico, ainda é possível notar que os dados atuais seguem a mesma tendência de aumento.


Quem escuta?
A pesquisa mostrou que homens são o maior público de podcasts, apesar da quantidade de mulheres no país ser maior. A divisão de consumidores mensais por gênero ficou entre homens (53%), mulheres (46%) e não binário ou outros (1%).
Quase 50% do consumo mensal foi registrado entre aqueles entre 12 e 34 anos.
Quanto escutam?
Quando o estudo foi realizado, entrevistados disseram que ouviram 8 episódios na semana anterior. Esse número é uma média entre as respostas. O grupo que ouviu mais podcasts naquele período foram os ouvintes entre 35 e 54 anos – uma média de 8,9 podcasts.

Assine nossa newsletter e receba as novidades no e-mail! 😁