A Muck Rack, uma empresa de Relações Públicas e jornalismo, lançou no início do ano um estudo sobre o mercado de jornalismo ao redor do mundo. Mais de 2 mil jornalistas da América do Norte, Ásia, África e Europa participaram da pesquisa, respondendo um formulário online entre janeiro e fevereiro de 2023.
A pesquisa constatou que dois terços dos jornalistas viram seus trabalhos afetados pelas incertezas econômicas globais. Porém, mais da metade destes (58%) demonstrou otimismo com a profissão em um contexto geral.
Quando questionados sobre os principais problemas que jornalistas enfrentam, grande parte citou a falta de financiamento e desinformação como principais preocupações do momento. Outro ponto bastante mencionado foi a da confiança no jornalismo e na mídia.
Já com relação ao uso de redes sociais, a maioria dos jornalistas entrevistados demonstrou interesse em passar mais tempo no YouTube, LinkedIn e TikTok, enquanto quase metade considera abandonar o Twitter. Por outro lado, apenas 28% dos profissionais disseram querer dedicar menos tempo às redes sociais este ano.
Confira o relatório completo abaixo.