Com exclusividade, o Podnews divulgou detalhes de um novo projeto piloto do YouTube chamado “RSS Ingestion”. O serviço, que atualmente está sendo testado com alguns parceiros, incluindo os programas da CNN “One Thing” e “CityCast Pittsburgh”, permite a inserção automática de novos áudios de podcasts a partir de um feed RSS para o YouTube, acompanhado de uma imagem estática da arte do podcast.
Diferentemente de outras plataformas de podcast baseadas em RSS, o YouTube não oferecerá uma integração completa. O feed RSS é apenas uma maneira de inserir automaticamente o áudio em seu sistema. Isso significa que as empresas de hospedagem de podcast não poderão ver quantas vezes um episódio de podcast foi ouvido no YouTube, pois todo o conteúdo do podcast no YouTube é hospedado na plataforma do YouTube.
Um requisito importante é que os podcasts não devem conter anúncios regulares, pois eles não são permitidos no YouTube. No entanto, segmentos patrocinados podem ser incluídos se forem marcados manualmente como tal.
Tecnicamente, o YouTube rastreia cada feed RSS a cada cinco minutos. Os editores têm a opção de adicionar uma imagem retangular para o YouTube, usando a tag media:thumbnail; no entanto, apenas imagens estáticas são suportadas.
Este novo serviço representa um importante passo na expansão do YouTube na indústria do podcast, mas também implica uma maior centralização da distribuição de conteúdo de podcast.